Água Saindo Pela Tomada na Casa do Vizinho – Problema na Obra
A casa do Vizinho está nos fundos do nosso terreno, e a parede da suíte do casal é a parede de divisa com a nossa obra. O fundo da casa está literalmente enterrado no solo.
O vizinho está lá, quietinho, tocando a vida normalmente, tudo em ordem com a casa dele, fizemos uma vistoria antes de começar a obra e não identificamos nada que pudéssemos apontar como um problema construtivo pré existente.
Desde o início da obra, a nossa preocupação sempre foi com segurança e estabilidade da casa do vizinho, por vários motivos:
- O terreno é em declive e o vizinho dos fundos está em uma cota de nível com 3 metros abaixo do nosso terreno.O fundo da casa do vizinho está literalmente enterrado.
- Não sabemos como foi calculado, projetado e construído essa parede do vizinho, que tem a função de divisa e de arrimo, é uma parede de contenção.
- Tem 3 metros de altura de terra apoiada nessa parede de divisa, a parede da suíte do casal. Não queremos colocar mais terra do nosso lado e aumentar a carga, o peso de terra sobre essa parede.
- A parede do vizinho foi impermeabilizada com manta asfáltica do lado de fora, nosso lado, e se não está entrando água até agora, o que acontecer a partir do início da obra, pode ser entendido como nossa responsabilidade.
- Temos estacas no projeto de fundação da nossa obra localizadas na divisa com a parede do vizinho que vão ser perfuradas e preenchidas com concreto.
- Furar uma estaca com maquina de perfuração pode causar um empuxo lateral e empurrar ainda mais a terra sobre a parede do vizinho.
- Escoamento de água de chuva. O terreno é em declive e por isso o caminho natural das águas pluviais, que caem no nosso terreno, é seguir em direção à parede do vizinho. Precisamos captar essa água e dar um destino correto, e não ficar acumulada junto à parede do vizinho. Não sabemos se foi feito alguma captação de água ou dreno nessa parede.
As 4 estacas de fundação que estão locadas ao longo da divisa com o vizinho foram escavadas manualmente. No Episódio n.3 Fundação de Estaca Escavada optamos por escavar manualmente ao invés de perfurar a máquina de fundação com a lança e trado mecanizado.
Apesar de todos os cuidados e atenção durante a execução da nossa obra, os problemas aconteceram, entrou água na casa do vizinho em 2 ocasiões.
A princípio eram problemas causados pela nossa obra.
A primeira, logo no começo quando fizemos a limpeza do terreno, terraplanagem e acerto de terra para o início da obra, e elevamos a cota de nível do nosso tereno nos fundos para a máquina da fundação ter acesso.
Tivemos nosso primeiro susto, descritos no episódio Imprevistos – Como Reagir e Encarar os Problemas que Aparecem na Obra
Mas desta vez fomos todos surpreendidos com muita água saindo pela tomada da parede do dormitório e o piso completamente alagado às 2:30 da madrugada.
Que susto!!
O quê pode ser feito em um momento desse, de madrugada?
Muito pouco!!
Tentar identificar a origem da água! Fechar os registros… interromper o fornecimento de água.
Pode ser um problema com a rede de instalação hidráulica da casa do vizinho, um vazamento da rede de água fria da casa? Um problema com a tubulação de alimentação da caixa d’água? Uma conexão hidráulica trincada ou furada?
São muitas opções que podem ser a causa do vazamento de água, mas às 2:30 da madrugada fica muito complicado descobrir.
Vai lá e assiste!!!
INDAIATUBA EP.5 – Água Saindo Pela Tomada na Casa do Vizinho – Problema na Obra