FUNDAÇÃO DE ESTACA ESCAVADA NA OBRA DA CONSTRUÇÃO DE CASA | OS CUIDADOS IMPORTANTES
Quando se fala em fundação de uma obra, principalmente para obras de pequeno e médio porte como a construção de casa ou pequenas edificações, parece muito fácil e tranquilo contar com o serviço de um equipamento local que faça todos os furos necessários… e no mesmo dia, ou no dia seguinte é só concretar, e pronto!
Esse é o caminho que muitos empreendedores seguem. Atualmente existem máquinas e equipamentos com uma lança e um trado acoplados que podem fazer este serviço mecanizado rapidamente.
Mas quais são os cuidados que um empreendedor deve prestar atenção antes de fazer os furos das estacas?
- Ter uma sondagem do terreno para entender o tipo de solo da sua obra, e ter um projeto de fundação que atenda as cargas do imóvel.
- Preparar o terreno para a entrada do equipamento. Muitas vezes preparar o acesso para a máquina entrar no terreno e poder executar o serviço.
- Locar todas as estacas de acordo com a posição especificada em projeto.
- Marcar a profundidade e o diâmetro de cada estaca. Utilizar o gabarito no perímetro da obra para marcar os eixos de cada estaca.
- Verificar as construções vizinhas da obra e certificar que as perfurações dos furos próximos da divisa do seu terreno não vão prejudicar o imóvel do vizinho da obra. A perfuração mecânica de uma broca por equipamentos produz empuxo lateral no solo e essa força pode empurrar e comprometer a parede do vizinho ou pior ainda a estrutura do imóvel existente.
- Acompanhar a execução das brocas e certificar que nenhuma delas vai ficar sem ser perfurada.
- Proteger os furos até o dia da concretagem.
- Certificar que a escavação não vai atingir nenhuma tubulação existente enterrada no terreno. Tubulação elétrica, ou de gás, esgoto, águas pluviais e água potável.
E o que pode acontecer de errado em um serviço de escavação de broca para fundação?
- Deslizamento de terra no terreno da obra, ou pior ainda, nos vizinhos da obra ao fazer a escavação do terreno para o início da fundação.
- Comprometer a estrutura do imóvel do seu vizinho caso o furo da sua estaca modifique a zona de influência da fundação do imóvel vizinho.
- O empuxo causado pela perfuração das estacas de divisa pode forçar a parede do vizinho caso ela esteja abaixo do nível do terreno da sua obra.
- O diâmetro e profundidade do furo serem diferentes do que está especificado em projeto, por falta de atenção ou conveniência do prestador de serviço.
- Esquecer de escavar alguma das brocas.
- Fazer o furo da estaca na posição errada.
- Atingir alguma tubulação enterrada que passa no terreno.
Quem está iniciando na jornada de empreendedor do mercado imobiliário e está pensando em construir casas e imóveis, muitas vezes, por falta de conhecimento, embarca na onda dos outros, em fazer o que todos os outros estão fazendo, achando que só porque estão fazendo, está certo.
Aqueles que já possuem alguma experiência em construção e já construíram empreendimentos anteriormente, podem ter sentido na pele a dinâmica da execução de uma obra e suas consequências no resultado final do empreendimento, lá na frente depois de realizada a venda e entrega do imóvel.
Muitas vezes o resultado lá na frente, depende das atividades do início da obra, mas que muitos, por falta de conhecimento e experiência, não dão a devida atenção na etapa inicial da obra, e se preocupam somente com o resultado financeiro imediato, tomando decisões erradas.
A fundação é uma etapa extremamente importante e precisa da sua atenção agora no começo da obra.
Os cuidados começam na concepção do projeto, para estabelecer e dimensionar a melhor fundação para a sua obra. Nem sempre a fundação mais barata é possível na sua obra. Algumas limitações do tipo do solo, nível do lençol freático, do acesso no terreno e no entorno dele, e a profundidade de escavação da estaca vão determinar o tipo de equipamento para realizar o serviço.
Parece simples, mas acredito que a grande maioria das pequenas construções são executadas sem projeto de fundação, sequer cogitaram em fazer sondagem, e largam na mão do empreiteiro decidir e executar a fundação de acordo com a conveniência dele, apostando todo o capital e investimento da obra na capacidade do empreiteiro em definir e executar a fundação do jeito dele, sem critério técnico.
Certamente por falta de conhecimento dos riscos e pela falsa ilusão de economia com gastos da obra.
Isso, só aumenta, ainda mais, os riscos de algo errado acontecer e a sua responsabilidade perante os problemas construtivos. Você pode gastar bem mais por excesso de segurança e uso de material, ou prejuízo com negligência e gastos de manutenção no pós obra, ao executar uma fundação se um imóvel sem projeto.
Tudo vai bem até acontecer alguma coisa… e em um obra, meu caro, muita coisa errada pode acontecer.
Se isso soa familiar para você, pode ficar tranquilo meu amigo, você não está sozinho, eu também já construi casas assim, com a crença e falsa ilusão da miserabilidade pela lucratividade. Economizando ao máximo para não gastar na obra, para ganhar mais na venda. E em todas as vezes acabei me ferrando por essa péssima decisão.
Mas te falo com toda propriedade que sua obra será mais barata se for executada seguindo projetos, com um responsável técnico acompanhando a execução da obra e contratando equipes e fornecedores qualificados e capacitados.
Não existe segredo ou milagre para empreender na construção de imóveis, além de muito trabalho!!
Gosto de alertar os empreendedores que não são da área, dividindo um pouco da minha experiência e jornada na construção para que possam ter sucesso na construção de imóveis, e para aqueles que são da área ou experientes de obras anteriores não cometam erro nos próximos empreendimentos.
Aqui nesse episódio da Web-série da construção de uma casa em Indaiatuba/SP, eu te mostro como foi executado a perfuração das estacas da fundação e todos os cuidados necessários para esta importante etapa da obra.
Vai lá e Assiste o Vídeo Agora!
Forte Abraço e Sucesso!!