O Canto da Sereia e o efeito Dunning-Kruger com os Riscos na Construção de Imóveis
Muitos empreendedores que se aventuram no mercado imobiliário, estão quebrando a cara com a construção de imóveis.
Pagando caro pelos erros!!!
A barreira de entrada Baixa no mercado imobiliário é baixa, e basta ter o dinheiro para comprar um terreno e fazer a obra que você pode construir um imóvel para morar, vender ou alugar.
Empreendedores de diversas áreas estão ganhando muito dinheiro com a construção de imóveis, o mercado imobiliário tem uma tradição de ser um investimento conservador e seguro, onde no final, se tudo der errado, você ainda tem a propriedade.
Existem muitas outras formas de investimento no mercado financeiro, que também são ótimas ou até com melhor rentabilidade. Mas a simplicidade do mercado imobiliário, aliado aos ganhos reais, é o que atrai empreendedores.
Conheço um encanador, um profissional de mão cheia, que tem uma pequena empresa de instalação hidráulica, um cara simples de tudo e gente boa pra caramba, além de um grande amigo meu, que conheci na minha jornada da construção de edifícios aqui em São Paulo, e ele me contou que tem um pouco de dinheiro aplicado na poupança, porque não tem nenhum conhecimento para aplicar no mercado financeiro, mas por outro lado tem uma meia dúzia de terrenos comprados ao longo dos anos que hoje se abrir a boca para vender, valorizaram pra caramba, valendo muitas vezes mais.
Os ganhos são reais e a aparente simplicidade de investimento está à disposição de todos, se tornando uma atividade muito atrativa de construir imóveis para vender ou alugar.
Existem famílias que suas fortunas estão alocadas em patrimônio imobiliário, terras, terrenos, imóveis comerciais para locação e empreendimentos residenciais.
Porém, é uma atividade, como qualquer outra, que esconde alguns riscos que ninguém te fala!
Só dinheiro e força de vontade pode não ser suficientes para atingir o pote de ouro lá na frente.
É preciso conhecimento e habilidades necessárias para encarar a criação, desenvolvimento e execução de um empreendimento imobiliário!
Não necessariamente conhecimento técnico, você não precisa ser um engenheiro ou arquiteto para empreender na construção, mas precisa saber o caminho para não tomar decisões erradas e seguir conselhos de pessoas erradas.
Este é o efeito Dunning-Kruger : quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acha que sabe.
Quando a gente não sabe nada sobre um tema, é fácil cair na ilusão de que conhecemos bastante sobre aquilo porque não nos deparamos com a complexidade real do assunto.
A ilusão do conhecimento esconde os riscos e perigos faz com que as pessoas tomem decisões que levam a consequências desastrosas para elas ou para outras pessoas.
A pessoa simplesmente não sabe que é ignorante no assunto, não tem consciência que faltam habilidades necessárias para tocar a execução de um empreendimento, para escolher e comprar o melhor terreno, saber quais são os projetos essenciais e necessários em uma obra, para contratar um profissional capacitado e habilitado com o responsável técnico para garantir a construção da forma segura, correta e dentro das boas práticas da engenharia, e para contratar equipes qualificadas que sabem fazer o serviço.
O empreendedor acaba se envolvendo e caindo no Canto da Sereia.
A falta de conhecimento faz com que o empreendedor fique envolvido pelas promessas sedutoras de custo bem abaixo da realidade, daquelas vozes irresistíveis de empreiteiros que dizem ter “experiência de tantos anos…”, “.. que não precisa gastar com projetos e nem pagar engenheiro porque sabe construir melhor que ninguém, e que vai economizar pra caramba”, só que ele não percebe quando comete erros. E cai na ilusão da ganância, de economizar a qualquer custo para ter um lucro maior.
Amigo… na construção de imóveis, não existe milagre.
O setor imobiliário é um grande propulsor da economia brasileira, empregando grande parte da mão de obra que não precisa de qualificação, mas que vão trabalhar no canteiro de obra.
Portanto a chance de ter um pessoas sem qualificação executando obras por aí cobrando um preço barato e atrativo é muito grande.
Cuidado aqui!!
Muitos empreendedores quebram a cara quando o empreiteiro passa a mão em todo o dinheiro bem antes de terminar a obra, ou quando acontecem erros construtivos por falta de projeto, por uso de material errado ou por execução do serviço de forma errada, e que podem comprometer a segurança do imóvel, ou resultar em prejuízos com manutenções e garantias de pós obra.
Sem falar nos acidentes de trabalho dentro da obra, ações trabalhistas, deslizamentos de terra e problemas com os vizinhos da obra… muitas vezes o que é um sonho de ganhar na construção de imóveis pode se tornar um pesadelo!
É por isso que se você já passou por alguma situação parecida ou quer aprender como não cair no Canto da Sereia, assista o vídeo no Youtube ou o Podcast com o episódio completo.